
SEPULTAMENTO

Para ser sepultado nos Cemitérios da Comunidade, é preciso ser membro da IECLB e estar em dia com as suas contribuições. Agende na secretaria da comunidade o horário do sepultamento antes de anunciá-lo!
O sepultamento eclesiástico – consolar pela ressurreição de Cristo
O que é o sepultamento eclesiástico? O sepultamento eclesiástico tem caráter de culto. Nele a comunidade cristã se irmana com as pessoas enlutadas. Na despedida de seu ente falecido, proclama a vitória de Cristo sobre a morte e seus temores.
A comunidade consola as pessoas enlutadas, ora confiante em Cristo, o Senhor ressuscitado e vivo, que nos dá a esperança da vida eterna. Agradece a Deus por todo bem feito à pessoa falecida e, por meio dela, aos seus.
A quem comunicamos o falecimento? Comunicamos o falecimento imediatamente ao pastor, à pastora ou à pessoa incumbida pela realização do sepultamento.
Onde sepultamos os mortos? Por lei, podemos sepultar as pessoas mortas somente em cemitérios. É manifestação de respeito zelar pela ordem no cemitério, para que seja bem conservado. As inscrições nos túmulos devem dar testemunho da fé e da esperança cristãs.
Qual a forma do sepultamento? Na igreja cristã tem prevalecido a forma de enterro, no qual a pessoa falecida é devolvida à terra de que foi formada.
Também a cremação é uma forma de devolver a pessoa morta à terra e está de acordo com os princípios cristãos. Recomenda-se, nesse caso, que a urna com as cinzas não seja guardada em casa, mas enterrada em local apropriado, para evitar que se criem amarras psicológicas ou que surja veneração a pessoas mortas.
A fé cristã proclama que nenhuma forma de sepultamento é capaz de impedir a ressurreição. Deus saberá recriar o que uma vez criou, mesmo que, aos olhos humanos, a pessoa falecida tenha desaparecido completamente. Sua família decide sobre a forma de sepultamento.
Quem é sepultado pela comunidade? A comunidade realiza o sepultamento eclesiástico quando a pessoa falecida foi membro da comunidade.
Também expressamos o amor cristão ao sepultarmos suicidas e crianças natimortas ou não-batizadas.
A realização do sepultamento eclesiástico dos que não foram membros depende de decisão específica a ser tomada pelo presbitério. Este pode negar a realização do sepultamento eclesiástico, quando solicitado sob condições que contrariem a mensagem cristã ou venham em seu prejuízo.
Como participa a comunidade? A comunidade demonstra sua solidariedade através da visitação antes, durante e depois do sepultamento.
O falecimento de um membro é participado durante um culto. Intercedemos em favor das pessoas enlutadas e confiamos a pessoa falecida à graça de Deus.