top of page

Promovendo a solidariedade - “Prato Sagrado”

Em tempos de pandemia ou não, a disposição de ajudar uns aos outros é sempre bem-vinda e necessária. É sinal de uma sociedade saudável, que se importa com cada pessoa que dela faz parte, especialmente com aquela que passa necessidade. Quando um gesto solidário também é motivado pela fé em Jesus Cristo, recebe o nome de “diaconia”. Essa palavra, de origem grega, significa serviço prestado ao próximo, por amor.


“Prato sagrado” é uma iniciativa, sem fins lucrativos, que envolve restaurantes solidários, de Lajeado. O objetivo é fazer chegar a todos o alimento diário, “o pão nosso de cada dia”. Nas páginas oficiais, pode-se ler: “Nos propomos a ser uma ponte que viabiliza o consumo de alimentos excedente da produção diária de restaurantes por grupos de indivíduos em situação de vulnerabilidade social.” A meta concreta é intermediar o acesso a 200 unidades diárias de vianda, no período de segunda-feira a sábados.”


Já são nove os restaurantes que aderiram ao projeto. Caso você seja proprietário de um, o seu também pode fazer parte. Depois de compradas as viandas, a preço de custo, elas são entregues a pessoas em vulnerabilidade social. Atualmente, são 51 viandas entregues, por dia. Veja maiores informações e formas de ajudar no seguinte site: https://pratosagrado.com.br/


Entre o grupo de pessoas auxiliadas pelo programa Prato Sagrado encontramos muitos imigrantes, principalmente haitianos e senegaleses. Em tempos de pandemia, eles estão organizando a entrega entre si. Ela é feita por duas a três pessoas, para evitar circulação desnecessária, aglomeração, possível contágio e transmissão da Covid-19. As viandas são entregues para pessoas que não possuem renda e aquelas que fazem comércio ambulante, na rua. Para percorrer as distâncias entre os restaurantes e as pessoas beneficiadas, tem gastos de combustível. É aqui que a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado pode e quer ajudar.


Convidamos você, membro, a exercitar a sua solidariedade. Caso se sinta tocado pela situação, você pode deixar uma contribuição financeira extra para essa ação, na secretaria da comunidade. Cuidaremos para que o seu gesto solidário proporcione o benefício desejado, fornecendo o combustível para a entrega das viandas aos imigrantes em vulnerabilidade social, durante a vigência da pandemia do coronavírus.


Desde já, agradecemos o seu engajamento e testemunho de amor, lembrando: “Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25.40).




bottom of page