top of page

Palestra com professor marca comemorações dos 200 anos de presença luterana no Brasil

  • Foto do escritor: Renata
    Renata
  • 28 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Uma noite agradável, cheia de conhecimento e boas risadas de gírias e palavras alemãs traduzidas de forma leve pelo professor, Pastor Martin Dreher. O encontro realizado na noite de terça-feira (26) na Igreja de Cristo, foi alusivo aos 200 anos de presença luterna no Brasil, dentro da programação da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (Ieclb). A temática abordada foi “200 anos da Imigração de falantes da língua alemã e as migrações”. Cerca de 80 pessoas estiveram prestigiando o professor, além da transmissão on-line pelo youtube.

 

Atualmente, o Pastor Martin Dreher se dedica a diversas pesquisas e publicações sobre o assunto. Segundo Dreher existem princípios básicos que diferenciam luteranos do chamado mundo evangélico. “Acredito que o principal deles é dizer que Deus aceita o ser humano com amor incondicional e vai até às últimas consequências por ele, como se evidencia em morte e ressurreição de Jesus. Igreja que tem essas bases pode se renovar constantemente".

 

Para Dreher é com alegria que retorna a Lajeado. Relembra que foi na cidade que fez a primeira palestra pública depois da graduação de economia. Na época foi conversar com os estudantes do curso sobre a posição luterana em relação ao mundo da economia que sempre foi muito crítica, desde lutero, que viveu no tempo de capitalismo incipiente de informação. “Um dos meus filhos residiu em Lajeado, trabalhou como capelão do Colégio Evagélico Alberto Torres (Ceat), duas netas nasceram em Lajeado, minha esposa tem parentes e sempre com grande alegria volto para o Vale do Taquari”. Para o Pastor, falar sobre a história dele e de muitas pessoas é importante e entrega o resultado de suas pesquisas.

 

O Pastor Sinodal, Luis Henrique Sievers, participou do encontro e destaca que Dreher foi seu professor de história na faculdade de teologia. “Me alegra receber conhecimento da imigração, de famílias de fala alemã, da presença luterana, religião e expressão de fé trazidas por esses migrantes para o Brasil”. Sievers se impressiona com a boa memória que o Pastor tem, quando falou muito bem do processo migratório que existe na veia do ser humano, mas que em determinadas épocas da história se intensificam por vários motivos. “Sabemoso que a imigração alemã para o Brasil teve seus motivos históricos, sociais, políticos, econômicos e até religiosos, que fizeram com que as pessoas tomassem decisão de vir para o Brasil e adotar o país como sua terra e seu lar”.

 

A atividade que encerra as programações comemorativas de 2024, será a Cantata de Natal, que será realizada às 19h no dia 8 de dezembro, na Igreja de Cristo e contará com a participação dos conjuntos instrumentais do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), Colégio Evangélico Gustavo Adolfo (GA), Coros das Oases, da Comunidade, além de grupos de louvor e música da Igreja.

 

Conheça o Pastor Dreher

 

Martin N. Dreher é natural de Montenegro, RS. Nascido em 1945, graduou-se em Teologia pela Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, e doutorou-se em História da Igreja, München, Alemanha, com a tese Igreja e Germanidade. Estudo crítico da história da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (1975). A temática da tese determinou suas pesquisas futuras, suas conferências e publicações, mormente dedicadas à História da Igreja e à História da Colonização e Imigração na América Latina. Dedicou-se também ao estudo da Reforma Religiosa do século XVI e à publicação de fontes para o estudo do período.

 

De 1978 a 1994 foi professor de História da Igreja e História do Dogma na atual Faculdades EST e de 1995 a 2011 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, RS, nos cursos de graduação e pós-graduação em História. Aposentado desde 2011, é membro de diversas associações científicas e vem se dedicando à produção textual relacionada com História da Igreja e da Imigração e Colonização na América Latina.

 

Pastor ordenado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana exerceu o ministério em diversas localidades do Rio Grande do Sul e participou de comissões nacionais e internacionais desta Igreja. Casado com Walli Dreher, é pai de duas filhas e um filho e três vezes avô.



 
 
 

Comentários


bottom of page