top of page

Fé, reencontro e esperança marcam o 11º Dia Sinodal da Igreja em Teutônia

  • 8 de jun. de 2025
  • 3 min de leitura

Teutônia – Durante a manhã e tarde de domingo (08.06) ocorreu na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, o 11º Dia Sinodal da Igreja. Mais de mil cristãos lotaram o local em um encontro que reuniu as 59 comunidades e 15 paróquias do Vale do Taquari em uma celebração conjunta de Pentecostes, agora também reconhecido oficialmente como o Dia do Ministro e da Ministra, por lei aprovada no Congresso Nacional. A celebração contou com santa ceia, almoço, homenagem para os ministros e ministras, apresentação da Orquestra Henrique Uebel com a dupla de sertanejos Ego e Serginho, além da apresentação da Campanha Vai e Vem e atividade especial para as crianças.  


O Pastor Sinodal Luis Henrique Sievers destacou a emoção do reencontro após seis anos desde o último Dia Sinodal da Igreja, devido a pandemia e as enchentes no Vale do Taquari. "Não tínhamos ideia de quantas pessoas participariam, especialmente depois de tantos desafios. Ficamos surpresos e emocionados com a resposta. Desejamos que as pessoas tenham ido embora fortalecidas, levando seu testemunho de fé. Isso é essencial, porque são sinais vivos do Reino de Deus neste mundo”. Conforme o Pastor, o Dia Sinodal da Igreja é um projeto missionário com o objetivo de fortalecer a fé, promover a comunhão e lembrar que todos fazem parte de algo maior do que apenas a própria comunidade ou paróquia. “Nossa Igreja é nacional, e quando realizamos um encontro como este, ele inspira, motiva e reafirma nossa identidade cristã”, diz.


O segundo vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Mauro de Souza, foi o responsável pela pregação do dia. Ele usou como base a carta do apóstolo Paulo aos Romanos que fala sobre a herança de Deus pela fé. “Somos filhos e filhas. Isso significa que herdamos tudo aquilo que Deus preparou para nós. Mesmo com toda a dor provocada pelas enchentes, este povo decidiu persistir. E estamos aqui para agradecer, para chorar as perdas, mas também para afirmar que somos herdeiros de Deus e por isso seguimos em frente", destaca.


De Lajeado, o Pastor Henrique Luis Arnold, ressaltou a importância do Dia Sinodal da Igreja, que reúne todas as paróquias e comunidades do Sínodo do Vale em Taquari. "É um momento de celebração única. As comunidades se reúnem para lembrar o Dia de Pentecostes e fortalecer a fé. Também é uma chance de reencontrar rostos conhecidos, fazer novos amigos e renovar a esperança. Isso mostra a força da unidade entre as paróquias do nosso Sínodo."


Conforme a Pastora Alessandra Bourscheidt Alves e o Pastor Mauro Campagnoni Alves, de Lajeado, o Dia Sinodal é um dia de comemoração, de união, de celebração no senhor Jesus. “Estivemos unidos com nossos irmãos na fé de todo o Vale do Taquari Parque da Colina, celebrando essa data tão especial. E é um dia de que eu encontro também uma possibilidade de se encontrar com família, com amigos, de estar juntos louvando a Deus”.


Wilson Henn, presidente da Comunidade Evangélica de Lajeado, compartilhou sua surpresa com a participação expressiva em Lajeado. "Tivemos mais de 70 pessoas da nossa comunidade presente. Isso mostra o quanto esse evento é significativo. Celebrar o Pentecostes é também reviver a fundação da Igreja e reafirmar nossa fé. Depois de tanto tempo separados por pandemias e desastres, esse convívio é um verdadeiro recomeço."


A membro, Loraini Dexheimir, de Cruzeiro do Sul se emocionou contando tudo que enfrentou na enchente. “Depois de perder tudo na enchente, de passar por uma cirurgia e com meu marido internado, vir aqui foi um alívio. A gente agradece a Deus por estar viva, por ainda ter força. Pude encontrar amigos. Participo da Oase e isso também me fortalece. É muito bom saber que não estamos sozinhos", conta.



 
 
 

Comentários


bottom of page