top of page

Encontro de Mulheres reúne mais de 150 pessoas ao promover informação e acolhimento no Outubro Rosa

  • Foto do escritor: Renata
    Renata
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Em um gesto de cuidado coletivo e fortalecimento da rede feminina, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (Ieclb) promoveu, no sábado (11) a primeira edição do Encontro de Mulheres – Edição Outubro Rosa. Realizado no Centro Comunitário Evangélico, o evento reuniu mais de 150 pessoas em uma tarde dedicada à conscientização sobre o câncer de mama, valorização da autoestima e compartilhamento de histórias que inspiram e transformam. 


A programação contou com a acolhida conduzida pela pastora Alessandra Bourscheidt Alves, e com a palestra da médica oncologista Camila Dagostim Jeremias Cabral, que abordou o tema: “Cuidar de si é um ato de amor”, trazendo informações relevantes sobre câncer de mama, prevenção e diagnóstico precoce. "Participar de um evento como este e ver tantas mulheres reunidas em prol da saúde é muito inspirador. Precisamos falar mais sobre o câncer de mama, quebrar tabus e reforçar a importância dos exames regulares. Há vida após o diagnóstico, e falar sobre isso é essencial para salvar vidas", afirmou a médica.


Depoimentos que inspiram


O evento também abriu espaço para relatos emocionantes de mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Entre os depoimentos, um dos que impactou o público foi o da professora Roseli H. Kussler, de 53 anos. Ela descobriu o câncer precocemente após ser alertada por uma aluna do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), onde leciona alemão. "Uma simples fala da aluna mudou minha vida. Fiz os exames e, graças ao diagnóstico precoce, fiz cirurgia para remoção e radioterapia. Hoje, falo sobre o tema com quem eu puder. Às vezes, uma palavra pode fazer toda a diferença", relatou Roseli, reforçando a importância da campanha e também agradecendo todas as orações que recebeu após o diagnóstico.


Autoestima em foco


Além das palestras e depoimentos, o Encontro promoveu um Desfile de Moda Inclusiva, valorizando a diversidade e a autoestima das mulheres. O evento ainda contou com um café especial e distribuição de brindes oferecidos por parceiros locais, incluindo apoio com maquiagem, roupas e cuidados com os cabelos das participantes.


A organizadora Ivete Brust comemorou os resultados da primeira edição de outubro onde os cartões foram esgotados e já antecipa planos para 2026. “Queremos seguir promovendo esses encontros, e quem sabe incluir também a temática do Novembro Azul, trazendo os homens para esse momento de conscientização e cuidado”, adiantou. Há 10 anos, o Encontro de Mulheres acontece no mês de março para homenagear o Dia da Mulher.


Mais que um evento, um movimento


O Encontro de Mulheres - Edição Outubro Rosa se mostrou muito mais do que um evento pontual: foi um espaço de informação, acolhimento, conexão e celebração da vida. Um lembrete de que o autocuidado, a prevenção e o apoio mútuo são atos de amor que salvam vidas.



 
 
 

Comentários


bottom of page