top of page

Culto EcumĂȘnico na Ieclb em Lajeado marca 508 anos da Reforma Luterana

  • 31 de out. de 2025
  • 3 min de leitura

A Comunidade EvangĂ©lica de ConfissĂŁo Luterana em Lajeado (Ieclb) celebrou nesta sexta-feira (31) o Dia da Reforma Luterana com um Culto EcumĂȘnico e palestra do Pastor Walter Altmann, teĂłlogo luterano reconhecido nacional e internacionalmente. O encontro marcou os 508 anos da Reforma iniciada por Martim Lutero, um marco na histĂłria da fĂ© cristĂŁ e da liberdade religiosa que segue inspirando comunidades em todo o mundo.


Com o tema “Reforma Luterana hoje: Justiça, fĂ© e polĂ­tica Ă  luz do Salmo 82”, o Pastor Altmann conduziu a reflexĂŁo central do evento, que reuniu representantes de diferentes denominaçÔes cristĂŁs. Entre as presenças, esteve o Padre Erico Hammes, professor sĂȘnior da PUC-RS e estudioso do diĂĄlogo ecumĂȘnico. O culto foi realizado na Igreja de Cristo, em Lajeado, e promoveu um momento de oração, comunhĂŁo e renovação do compromisso com os valores da Reforma, como a centralidade da Palavra, a graça e a responsabilidade social da fĂ©.


De acordo com o Pastor Henrique Arnold, da Ieclb em Lajeado, a data tem grande relevĂąncia para a comunidade luterana e simboliza tambĂ©m a busca pela unidade cristĂŁ. “O dia 31 de outubro Ă© muito importante para nĂłs, evangĂ©licos de confissĂŁo luterana, porque lembra o legado da redescoberta da Palavra de Deus e o compromisso de tornĂĄ-la acessĂ­vel a todos. Hoje, celebramos de forma ecumĂȘnica, junto com nossos irmĂŁos e irmĂŁs catĂłlicos, um momento de unidade e reaproximação que por muito tempo esteve distante”, afirmou.


Henrique tambĂ©m destacou a relevĂąncia das presenças do Pastor Altmann e do Padre Hammes. “SĂŁo duas lideranças com grande bagagem teolĂłgica e compromisso com o diĂĄlogo ecumĂȘnico. O Pastor Altmann, que jĂĄ foi presidente da Ieclb e atuou no Conselho Mundial de Igrejas e na Federação Luterana Mundial, participou essa semana de uma audiĂȘncia no Senado Federal, representando a Ieclb em um debate sobre o uso e a tradução da BĂ­blia. JĂĄ o Padre Erico Ă© um importante parceiro em açÔes de reflexĂŁo teolĂłgica e cooperação ecumĂȘnica no Vale do Taquari.”


De volta Ă  comunidade onde viveu a infĂąncia, o Pastor Walter Altmann expressou emoção em participar da celebração. “É uma alegria muito grande retornar Ă  comunidade que considero a minha. Cresci em Lajeado e aqui dei meus primeiros passos na vida da igreja. Celebrar a Reforma de forma ecumĂȘnica me alegra especialmente, porque se naquele tempo houve divisĂŁo, hoje nos aproximamos e podemos nos reconhecer como irmĂŁos e irmĂŁs na fĂ©â€, destacou.


O Padre Erico Hammes reforçou a importĂąncia permanente da renovação espiritual e da unidade cristĂŁ. “NĂłs todos somos sempre igrejas em reforma. Precisamos recuperar o espĂ­rito de reavivamento e aprofundamento da fĂ©, testemunhando o compromisso com Jesus Cristo e com sua prĂĄtica no mundo de hoje. Se nĂłs nĂŁo o fizermos, ninguĂ©m o fará”, afirmou.


Edoarda Scherer, integrante do Conselho Nacional de Igrejas CristĂŁs (Conic-RS) e representante leiga para o Ecumenismo da Diocese de Montenegro, destacou dois pontos principais ao celebrar a Reforma. Para ela, o momento convida Ă  reflexĂŁo sobre a importĂąncia de uma fĂ© crĂ­tica e Ă©tica, capaz de dialogar com a realidade social, a educação, a ciĂȘncia e a razĂŁo. Segundo Edoarda, a Reforma desperta atĂ© hoje um olhar racional e moral sobre o mundo, estimulando os cristĂŁos a viverem sua fĂ© de forma comprometida e transformadora.


Ela ressalta ainda o valor histĂłrico e espiritual da data, lembrando daqueles que dedicaram suas vidas Ă  promoção da paz. Edoarda acredita que celebrar a Reforma Ă© tambĂ©m celebrar o diĂĄlogo e a comunhĂŁo entre as diferentes tradiçÔes cristĂŁs. “Estar aqui, entre irmĂŁos e irmĂŁs, sejam catĂłlicos, luteranos ou outras comunidades, testemunhando Cristo juntos, Ă© uma verdadeira festa de fraternidade. No Vale, temos uma bela histĂłria de diĂĄlogo ecumĂȘnico, e este dia marca mais uma pĂĄgina desse testemunho contĂ­nuo”, diz.


O encontro reafirmou o papel da Reforma Luterana como um movimento vivo e atual, que continua inspirando fé, diålogo e compromisso social nas comunidades cristãs.




 
 
 
bottom of page