Comunidade Evangélica de

Confissão Luterana em Lajeado
 

SECRETARIA:
Rua Alberto Torres, 297 – Centro
Cx Postal 93 - CEP 95900-188 - Lajeado/RS


Fones: (51) 3714-1825 ou 3710-1081
E-mail: secretaria@ieclblajeado.com.br

© 2019  - Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado - RS

Covid-19 e a Comunidade

“Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado” (Romanos 5.5)


Orientações


Aos membros, grupos e setores de trabalho:


O Presbitério e a equipe pastoral da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (IECLB) têm se preocupado e acompanhado as notícias a respeito da propagação do coronavírus (Covid-19). O Decreto nº 11.480, de março de 2020, da Prefeitura Municipal de Lajeado, acentua a necessidade de um esforço coletivo para amenizar o seu impacto sobre as pessoas e o sistema público de saúde da cidade, que pode não comportar um número elevado de infectados. A Presidência da IECLB, em conjunto com todos os pastores e pastoras sinodais, expediu uma correspondência (IECLB nº 280034/20, de 17/03/2020), orientando “a suspensão imediata, e por tempo indeterminado, de todas as atividades comunitárias que envolvem encontro presencial de pessoas, sejam elas de qualquer idade. ”


As Igrejas, portanto, também estão chamadas a darem a sua contribuição, evitando aglomerações de pessoas, especialmente em locais fechados. No exercício da sua responsabilidade pública e na defesa da vida como dom maior de Deus, o Presbitério fez um comunicado público, suspendendo, por tempo indeterminado as atividades que aglomerem ou juntem membros e convidados, visando a colaborar com o esforço comum de evitar a propagação do coronavírus (Covid-19) em nossa cidade. Essa decisão atinge de maneira direta os cultos, a assembleia do primeiro semestre, o Ensino Confirmatório, o Culto Infantil, os encontros e as promoções dos grupos e setores de trabalho, bem como seminários e encontros de formação.


Não gostaríamos que membros ou convidados fossem infectadas em uma de nossas dependências ou de nossas reuniões de grupos. É possível que estejamos contaminados, mas sem apresentar os sintomas característicos da Covid-19. Por isso, pedimos às lideranças que se reúnam somente quando for estritamente necessário. Agora é tempo de não transmitir.


Com serenidade e confiança em Deus, vamos enfrentar juntos essa situação. A secretaria permanecerá aberta para maiores informações. Os pastores, a pastora e o estagiário manterão contato e fornecerão material de reflexão e estudo para os grupos e setores de trabalho. Todo domingo, às 9h, nas redes sociais, irá ao ar o programa “Palavra de Esperança”, colaborando com a prática da espiritualidade individual e familiar. O portal www.luteranos.com.br “disponibilizará pelo menos um culto gravado em vídeo”, semanalmente. Visitas pastorais poderão ser solicitadas só em caso de extrema necessidade. Bênçãos Matrimoniais e Batismos que não puderem ser adiados, precisam ser combinados e organizados sob o critério de evitar aglomerações de pessoas em local fechado. O mesmo vale para sepultamentos.


A diretoria da comunidade seguirá fazendo o monitoramento da situação e comunicará o retorno de suas atividades normais, tão logo os órgãos de saúde sinalizem que o perigo maior tenha passado e a concentração de pessoas não represente nenhum risco para a saúde dos seus participantes. Aliás, para melhor informação e acompanhamento, sugerimos o acompanhamento de sites oficias das autoridades públicas de saúde, como https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus , http://bit.ly/CoronavirusLajeado Assim evitamos as notícias falsas.

Cuidar de si e dos outros também é uma forma de concretizar o amor de Cristo. Uma frase de esperança tem percorrido o mundo: “Quanto mais cedo nos distanciarmos, mais cedo nos abraçaremos.” Assim seja!


Presbitério