Confirmandos e confirmandas do primeiro ano realizaram uma visita guiada ao Cemitério Evangélico
- Renata
- 13 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
O professor Leonel von Muhlen que é historiador e membro da Comunidade Evangélica de Lajeado, presentou a turma do primeiro ano do Ensino Confirmatório com uma aula sobre história, memória e arte cemiterial. Conversou sobre os sentimentos que temos ao estar num local como o cemitério. A Pastora Miriam conta que puderam aprender que os cemitérios contribuem para saber a história, mais sobre epidemias, a média de vida de determinadas épocas, entre outros.
Leonel contou que as lápides são importantes porque mostram no que as pessoas acreditavam. Há lápides com mensagens na língua alemã e outras com a escultura de Jesus Cristo com a face inclinada demonstrando tristeza. Também analisaram os piezômetros e a importância de termos uma boa gestão ambiental dos cemitérios. Os cemitérios da CEL são os únicos na cidade de Lajeado que possuem poços de monitoramento das águas do subsolo. Também temos licença de instalação e operação.
Ao visitarem a sepultura da senhora Ilga Schlabitz, perceberam que a família guarda ao lado um balde, panos de limpeza, vassoura e galões com água da chuva. Foi comovente para os confirmandos perceberem o cuidado que essa família tem com a sepultura que está sempre limpa e organizada, além das suculentas bem cuidadas. Um confirmando ainda disse: "Ela deve ter sido uma pessoa muito bondosa!" Certamente quem conheceu a Dona Ilga sabe disso e sua família perpetua um ser cheio de nobreza, bondade, fé e amor. A Dona Ilga ensina, mesmo depois da sua morte.
Agradecemos aos familiares pelo incentivo e que sigam conscientizando os jovens da importância de conhecerem suas histórias pessoal e comunitária, a importância de manterem um patrimônio material e imaterial e seguirem testemunhando a fé na ressurreição. A Pastora se despede com a mensagem esculpida numa lápide: "wiedersehen".






















Comentários