top of page

MEDITAÇÕES

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquidas, a única, na verdade, que nós, cristãos, reconhecemos e temos. (MARTIN LUTERO)

Fé sem formatura

Na fé cristã não há formatura! As pessoas mudam. Segundo o apóstolo Paulo, “quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança.” (1 Coríntios 13.11) Cada fase da vida merece uma atenção especial. A fé se manifesta em cada uma dessas etapas de maneira diferente. Nas palavras do apóstolo: “Tive de alimentá-los com leite e não com comida forte, pois vocês não estavam prontos para isso. E ainda não estão prontos.” (1 Coríntios 3.2) Em questões de fé, como na vida, experimentamos crescimento. Nunca estamos plenamente prontos. Há sempre novos assuntos para aprender.

As pessoas se desenvolvem dentro de um contexto social, cultural, ecológico, político, econômico e até psicológico que também está em constante transformação. A aprendizagem dos conteúdos da fé tem por finalidade capacitar o cristão a viver o Evangelho dentro de cada novo contexto. O desafio de ser “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5.13-16) se renova constantemente.

A família, a comunidade e a convivência entre irmãos e irmãs na fé em Cristo são espaços especiais, onde se pode aprender e viver os ensinamentos de Jesus. Pais deveriam, como Maria e José, promover  e incentivar o acesso das crianças aos conteúdos da fé cristã.Embora a fé cristã seja dom de Deus, o seu conteúdo pode ser ensinado e aprendido desde a mais tenra idade. O menino Jesus se aplicou aos conteúdos da fé, “enchendo-se de sabedoria”. Com doze anos ouvia e questionava os doutores da Lei do seu povo. Seu interesse e inteligência impressionavam os que o ouviam. (Lucas 2.39-52)

Cursos oferecidos pela comunidade ou outras instâncias da Igreja, por exemplo, ajudam na compreensão de determinados temas. Encontros de grupos específicos, como de crianças, jovens, mulheres, homens, de famílias e idosos são uma oportunidade de aprender e trocar ideias sobre a maneira mais eficiente de promover a fé, a justiça, a paz, a esperança e o amor no mundo.  Seminários e leitura de livros ajudam no aprofundamento de questões importantes. A dúvida, a curiosidade e a pergunta fazem parte da vida cristã. Isso leva ao crescimento na

fé. 

A educação cristã, para ser eficaz, deve ser contínua. Nesse sentido, não há diploma para a fé. A revelação de Deus se dá a cada manhã, a cada novo dia.

 

Como diz a canção, é “vento que anima e faz viver”. Trata-se de uma aventura fascinante rumo ao Reino de Deus. O apóstolo Paulo tem consciência de que, mesmo sendo adulto, ainda tem muito que aprender: “O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.” (1 Coríntios 13.12) Participe dessa aventura fascinante!

 

P. Luis Henrique Sievers

bottom of page