Comunidade Evangélica de

Confissão Luterana em Lajeado
 

SECRETARIA:
Rua Alberto Torres, 297 – Centro
Cx Postal 93 - CEP 95900-188 - Lajeado/RS


Fones: (51) 3714-1825 ou 3710-1081
E-mail: secretaria@ieclblajeado.com.br

© 2019  - Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado - RS

GRUPOS :: SETORES

Veja aqui as atividades desenvolvidas pelos grupos da Igreja

e venha fazer parte dessa família.

Encontro de casais

 

O encontro de casais é um ministério da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado que visa estimular a vivência evangélica entre os cônjuges e despertá-los para um envolvimento mais ativo na missão de Deus na comunidade e na sociedade.


 

A missão dos encontros de casais é animar e fortalecer os laços afetivos do casal e da família e proporcionar uma orientação fundamentada nas Sagradas Escrituras e na doutrina Evangélico-Luterana.

A família, como instituição, tem recebido profundos impactos por causa de mudanças ocorridas na esfera cultural, social e legal. As pessoas vivem num contexto em que as coisas são descartáveis, inclusive as relações. Tudo isso gera um vazio interior, levando a pessoa a questionar até mesmo o sentido de viver. Muitas vezes, os sonhos alimentados no início do casamento vão se perdendo na caminhada, por diversos motivos. É possível continuar juntos se não existe uma busca constante do casal para manter o diálogo, a oração, a ajuda mútua?

Muitas atitudes, comportamentos, vícios escurecem o caminho e dificultam a solução dos problemas familiares. Um dos mecanismos que mais interfere na união das famílias é a comunicação social. Desde crianças, as pessoas são bombardeadas de diversas formas, através de desenhos animados violentos, novelas, filmes, revistas e outros meios que estimulam comportamentos que resultam na desintegração das famílias.

A violência também tem sido uma das maiores preocupações das famílias nos últimos tempos. O medo da perseguição, das drogas, da morte distancia as pessoas ainda mais. Em consequência, elas se fecham e logo nasce a desconfiança. Em vez do diálogo, o silêncio; no lugar da solidariedade, o individualismo; no lugar da abertura, o fechamento; troca-se a partilha pelo egoísmo.

Certamente não existem casais ou filhos perfeitos, mas também não existem problemas sem soluções. Quantos casais esperam por uma orientação segura e precisam de pistas, sugestões para reconstruírem seus lares, suas vidas! Quantos filhos, sentindo profundamente o impacto de desentendimento dos pais, tornam-se tristes e interrompem o seu crescimento psíquico, passando até mesmo a usar drogas! Quantas pessoas sonham com um lar feliz onde haja entendimento e diálogo.

A família continua sendo uma das bases fundamentais da sociedade e da Igreja, apesar das muitas mudanças pelas quais temos passado. Por esse motivo, o encontro de casais visa fortalecer e resgatar os propósitos de Deus em relação à vida conjugal e familiar.

Quais os objetivos? Entre outros, destacamos:
1 - Oportunizar a participação dos casais em encontros regulares para estudos da bíblia voltados à temática da família e do casal.
2 - Fortalecer os vínculos de amizade entre os casais, os pastores e pastora.
3 - Proporcionar a orientação bíblica e espiritual dos casais através de encontros e retiros.
4 - Detectar dificuldades/conflitos que afligem os casais e buscar ajudá-los na superação dessas dificuldades/conflitos. 
5 - Animar e despertar mais lideranças para os trabalhos na comunidade.
6 - Incentivar as pessoas a expressarem suas opiniões e ideias e considerá-las no planejamento da missão da comunidade.
7 - Despertar a função terapêutica da comunidade.
8 - Proporcionar um local de convívio e ajuda mútua para os casais.

OBS: Os encontros de casais na Comunidade Evangélica em Lajeado tiveram início em outubro de 1980, sob coordenação do P. Alberto Becker (+) e esposa, com a participação de 15 casais.