
MEDITAÇÕES
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquidas, a única, na verdade, que nós, cristãos, reconhecemos e temos. (MARTIN LUTERO)
Curso de Revitalização de Comunidade oferecido pelo Sínodo Vale do Taquari
“Experiências negativas do passado podem “fechar portas” no presente também na igreja”, alertou o professor de teologia sistemática Claus Schwambach da Faculdade Luterana de Teologia no curso Revitalização de Comunidade oferecido pelo Sínodo Vale do Taquari que teve mais uma etapa nos dias 22 e 23 de junho. Este alerta vale para nossas vidas individuais e também como comunidade. O luteranismo pode ter se fechado a certas práticas ou ênfases nestes últimos 500 anos por exageros que aconteceram na Idade Média e outros na atualidade. Precisamos refletir sobre os ensinamentos bíblicos e como a partir das convicções reformatórias podemos hoje, no século XXI, ser igreja que busca revitalização.
Igrejas históricas da Alemanha e Inglaterra tem sido desafiadas a perceber a realidade dos membros mas também da sociedade em geral muitas vezes secularizada. Através de pesquisas profundas perceberam tendências, nichos, modos de viver a fé na pós-modernidade, e tentam como clarear a missão da igreja no seu contexto.
Um dos principais pontos da Reforma luterana trouxe nova visão sobre “clero e leigos”. Nós luteranos entendemos que não existe diferença no valor ou capacidade de se aproximar de Deus mas sim na função que cada um exerce na igreja e fora. Alguns são chamados e preparados para servir como ministros/as ordenados mas todos os cristãos batizados são enviados a servir na igreja e no mundo com seus dons! Isto é o sacerdócio geral de todos os crentes. O cristão é de certa forma um missionário no seu jeito de ser, ver o mundo, falar, testemunhar de Deus etc. Seja no escritório, fábrica, agricultura, oficina, e no próprio lar.
Uma comunidade viva e atrativa é aquela onde todos podem e devem colaborar com seus dons. O prof. Claus ressaltou que o “pastorcentrismo” é danoso e leva ao empobrecimento de uma comunidade pois todos tem dons que são necessários para uma igreja dinâmica e fiel ao seu Senhor. Nós cremos que a Palavra de Deus é nossa luz e base de vida, por isso todos devem ter amor por ela, buscar e estudar para sermos alimentados e equipados para servir (e também avaliar doutrinas e crenças).
Usando a linguagem do esporte, membros da comunidade cristã não devem ser espectadores sentados na arquibancada mas sim jogadores ativos dentro do campo. O cristão não é um espectador passivo de algum evento mas agente do amor de Deus neste mundo! Isto é contagiante, não acha? Da mesma forma, o pastor/a não deve ser o jogador que “que faz todas as atividades acontecerem” mas sim um treinador que motiva e capacita muitas outras pessoas a desempenharem suas funções na equipe! Esta visão foi expressa nestas frases, “O pastor atua em prol dos colaboradores, e os colaboradores em prol da comunidade “ (Fritz Schwarz) e “o pastor do futuro será um treinador e um multiplicador de novos líderes” (“Sacerdócio Geral: uma nova visão para a liderança” - p. 27)
Nestes dois dias de intenso estudo numa das etapas da pós graduação Revitalização de Comunidade, colaboradores membros de comunidades e colaboradores ordenados (pastores/as) puderam refletir sobre “A igreja e o desafio das transformações culturais da pós-modernidade” e o “Sacerdócio geral: uma nova visão para a liderança”. O curso continuará com outros temas até o final de 2022. Oremos para que estes conteúdos sejam inspiradores e motivadores também junto aos membros e lideranças das comunidade da IECLB no vale do Taquari. Queremos ser igreja viva na missão que Deus tem para nós, com visão ampla e espaço para tantos dons que ele dá aos seus para servir e abençoar pessoas!
P. Eric Nelson, pelo grupo participante da Comunidade de Lajeado