Comunidade Evangélica de

Confissão Luterana em Lajeado
 

SECRETARIA:
Rua Alberto Torres, 297 – Centro
Cx Postal 93 - CEP 95900-188 - Lajeado/RS


Fones: (51) 3714-1825 ou 3710-1081
E-mail: secretaria@ieclblajeado.com.br

© 2019  - Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado - RS

MEDITAÇÕES

A Palavra de Deus é a relíquia das relíquidas, a única, na verdade, que nós, cristãos, reconhecemos e temos. (MARTIN LUTERO)

Palavra de Deus

Conforme o primeiro livro da Bíblia, a palavra de Deus vence o vazio e a escuridão. Quando ele fala as coisas acontecem: “Então disse Deus: - Que haja luz! E a luz começou a existir.” (Gênesis 1.3) A partir da fé, a existência de todas as coisas sai da boca de Deus, inclusive a do ser humano: “Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos...” (Gênesis 1.26). A natureza, com as suas belezas e a sua força, são um testemunho do poder da fala de Deus.

No começo de tudo está a Palavra de Deus. Quando ele fala cria vida. O evangelista escreve: “A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.” (João 1.4) Mais adiante em sua reflexão, João afirma: “A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheio de amor e de verdade.” (João 1.14). Quando os cristãos falam da Palavra de Deus, estão se referindo primeiramente ao “verbo que se fez carne”: Jesus Cristo.

 

A Bíblia é o “berço de palha”, conforme Lutero. Quem não vê Jesus deitado dentro dele, fica só com a palha.

O desenvolvimento da fala e da escrita representa um salto de qualidade para o ser humano. São meios que transportam sentimentos, emoções, ideias, visões de mundo e de sociedades. Unem o nosso interior ao mundo exterior e vice-versa. Dão sentido e ajudam a organizar a nossa vida. O que não conseguimos comunicar pela boca, transmitimos em gestos, olhares, música e arte. Uma antiga canção diz em seu estribilho: “Palavra não foi feita para dividir ninguém, palavra é uma ponte aonde o amor vai e vem.” (Hinos do Povo de Deus 2, nº 415). Palavra é uma ponte que une dois lados que se comunicam.

Deus se comunica conosco. Ele fala para nos alimentar, pois não só de pão vive o ser humano (Lucas 4.4). Sua Palavra é Jesus Cristo. Como Igreja da Palavra, nossa tarefa é falar de Jesus Cristo, e este, crucificado (1 Coríntios 2.2). Ali encontramos o rosto de Deus a conversar conosco.

P. Luis Henrique Sievers